Conheça o Petar

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) está localizado no sul do estado de São Paulo abrangendo os municípios de Apiaí e Iporanga. Possui uma área superior a 35 mil hectares sendo um dos últimos lugares que preservam a mata atlântica quase que intacta.
É formada por montanhas, vales, cachoeiras, rios de águas cristalinas, cavernas e flora que encantam milhares de turistas que o visitam o ano inteiro. Aliás, sobre as cavernas, são mais de 300 catálogadas em todo o Parque, entre labirintos e cachoeiras o que as torna o melhor das atrações do Petar.

Vista ampla do Petar

Muito além disso, o Petar se projetou nacionalmente como referência em espeleoturismo, atraindo visitantes de todo o mundo, dentre eles: Amantes da natureza, aventureiros, estudantes e docentes de escolas e universidades da área geológica e ambiental.
É também uma das unidades de conservação mais estudadas por pesquisadores científicos.
Recentemente foi descoberto no Petar o primeiro organismo terrestre com bioluminescência azul da América Latina, em Iporanga-SP.

Foto da larva com bioluminescencia Iporanga, Petar

A "larva iluminada" foi encontrada por biólogos do Instituto de Pesquisas da Biodiversidade-IPBio, na reserva Betary.
Para o turismo, O PETAR possui quatro "Núcleos" para a visitação: Núcleo Santana, Núcleo Ouro Grosso , Núcleo Casa de Pedra e Núcleo Caboclos. Há ainda a Trilha do Betary, e o Vale das Ostras que vale a pena conhecer.

Saiba um pouco mais sobre o monitor do Petar Elcio

Gentil, educado e profundo conhecedor da região

Passeios Personalizados

Além dos passeios tradicionais oferecidos pelo Parque, possuo uma gama de alternativas de roteiros, desde os mais simples, até os mais radicais.

Responsive

Tire todas as suas dúvidas

Assuntos como Preço, quantidade de pessoas, hospedagem em pousadas ou campings... enfim, tiro todas as suas dúvidas. É só me chamar.